Tema do Evento

O entendimento da questão ambiental e sua relação com o crescimento econômico e desenvolvimento é um objeto em construção. Se, por um lado, manifestações discursivas posicionam-se favoravelmente à defesa do meio ambiente, por outro, ações rumo ao crescimento econômico, muitas vezes, degradam a natureza ultrapassando seus limites de resiliência.

A mudança de práticas perpassa pela compreensão e ampla discussão do conceito de desenvolvimento sustentável, que se encontra à mercê de ambiguidades e incertezas. Um dos esforços possíveis e necessários é promover uma integração de lentes interdisciplinares, com olhares que transcendam aspectos do mundo natural, incluindo também as relações entre pessoas e o meio social, cultural, político e econômico em que vivem.

Com o tema “Sustentabilidade e interdisciplinaridade: avanços e desafios para o desenvolvimento” o evento busca proporcionar um momento de debate e avaliação crítica sobre a produção intelectual e a contribuição da academia à sustentabilidade nas áreas que se situam e que interagem com grandes metrópoles.

O evento reunirá docentes e discentes representantes dos Programas de Pós-Graduação, de redes e grupos de pesquisa da área interdisciplinar e das ciências ambientais para discutir uma agenda científica e política plural, obtendo como resultado a reflexão sobre a relevância da interdisciplinaridade para a sustentabilidade e para os diálogos entre as comunidades locais e o ambiente regional.

 

Compartilhar com